segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Presidente da ATA é empossado no IHGAL


Ronaldo de Andrade em seu
discurso como membro do IHGAL




Tradicionalmente casa de advogados, historiadores, médicos e escritores, nos últimos anos o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) vem abrindo as centenárias portas para gente dedicada, exclusivamente, a arte.


Depois de Venúzia Barros (canto) e Anilda Leão (atriz) é a vez de Ronaldo de Andrade, dramaturgo, ator, diretor, professor universitário e presidente da Associação Teatral das Alagoas (ATA). A posse dele na cadeira de número 5 aconteceu no último dia 02, às 16h, no Salão Nobre no histórico prédio da Ladeira do Brito, no centro da cidade.

Animado com a nova empreitada, Ronaldo de Andrade já tem plano de trabalho definido. A meta principal, garante, é a sistematização da memória teatral de Alagoas no acervo do IHGAL. A instituição existe desde dezembro de 1869 e guarda a maior e mais valiosa coleção de periódicos do Estado.

Acesso fácil

“Existe grande demanda de alunos e pesquisadores em busca dos registros do fazer teatro no Estado. Vou me dedicar a facilitar o acesso ao riquíssimo acervo do IHGAL, contribuindo para aproximar, ainda mais, a instituição do público e ajudar no importante trabalho que vem sendo realizando desde a sua fundação”, ressalta o novo sócio efetivo, que também responde pela Associação Teatral das Alagoas (ATA).

Antigo frequentador do IHGAL em busca de informações históricas, o professor de Teatro da Universidade Federal de Alagoas garantiu ter o apoio do presidente casa, Jayme Lustosa de Altavila, para colocar em prática suas ideias.

“Ele foi um dos entusiastas da minha candidatura. E, tenho certeza, posso contar com ele no meu trabalho no IHGAL”.

A solenidade também marcou a chegada de mais dois sócios efetivos: o procurador de Estado Dilmar Camerino e o médico e escritor Heider Lisboa de Sá Júnior.



Com informações Roberto Amorim - Tudo na Hora
Fotos: Keyler Simões

Um comentário:

  1. Parabéns, Ronaldo! A IHGAL está em mãos sérias, competentes e amantes da arte. Excelente! Abraços potiguares!

    ResponderExcluir