terça-feira, 22 de novembro de 2011

Secult assina convênio com Associação Teatral de Alagoas


O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza nesta quarta-feira (23), às 10h30, a assinatura de um convênio com a Associação de Teatro das Alagoas (ATA). A solenidade vai acontecer no Salão de Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto.

O convênio que será assinado com a ATA prevê a execução do projeto Novas Estradas que irá fomentar as artes cênicas em Alagoas, por meio de apresentações gratuitas de espetáculos teatrais da peça “Estrela Radiosa”, direcionados à população do interior do estado, principalmente nas escolas públicas, proporcionando assim conhecimentos sobre a formação geopolítica, histórica e cultural no Estado.

O projeto também conta com oficinas de capacitação em artes cênicas, com o intuito de incentivar a utilização do teatro em sala de aula para dinamizar o aprendizado nas escolas. Durante seis meses o projeto oferecerá aulas de teatro, leitura e improvisação em diversos municípios alagoanos.

Serão aplicados nesta ação, recursos no valor de R$ 107.220,00 que são do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).

Na oportunidade. será lançada a versão do Alagoas em Cena 2012, que terá um formato de festival, será competitivo. O prêmio contará ainda, com a realização de oficinas técnicas e a presença de destacadas personalidades do teatro brasileiro, que debaterão com os realizadores e plateia, logo após a apresentação dos espetáculos.

O objetivo, segundo o titular da Secult, Osvaldo Viégas, é realizar o Alagoas em Cena anualmente, transformando-o num espaço privilegiado da diversidade da produção teatral alagoana. O ineditismo das produções, uma das exigências do festival, é uma forma de incentivar a dramaturgia alagoana. Os técnicos da Secult estão discutindo com a área teatral, uma minuta de edital para ser lançado o mais brevemente possível.

Contrato - Também será realizada a assinatura do contrato entre a o gabinete Civil e a ATA para a Construção do Mausoléu em memória da atriz alagoana, Linda Mascarenhas. A proposta de construção do mausoléu foi pleiteada pala ATA para homenagear o legado deixado pela atriz, fundadora da associação, em 1955. O Mausoléu será construído no cemitério Nossa Senhora da Piedade, com projeto do arquiteto Mário Aloísio.
Segundo Ronaldo de Andrade, presidente da ATA, com a assinatura do contrato com Governo a associação irá realizar um antigo anseio. “Contamos com a sensibilidade do Governo do Estado em tornar realidade esse projeto da associação, destacou.


Fonte:  Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário