quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Contagem Regressiva para saída do bloco "Filhinhos da Mamãe"

Mamãe pede aos seus filhinhos que passem no Museu Théo Brandão e assinem o Livro de Ouro.

Foto: divulgação.

             Os foliões já começaram a contagem regressiva para a saída de um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Maceió. No dia 25 de fevereiro o Bloco Filhinhos da Mamãe, com 28 anos de existência, fará seu cortejo pelas ruas de Jaraguá com o tema “O Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe” evoca o folião Luiz Falcão com o seu ‘Quarenta Espada d’Água’ - famada ‘Cavalaria Montada a Pé -  e com a permissão d‘As Onze Mil Virgens’ dá  a patente de  Foliã da Cobra Fumante à Major Elza Cansanção, nos 50 anos da UFAL !
            O título é meio extenso, mas segundo seus diretores, Ronaldo de Andrade e Homero Cavalcante, o objetivo é esse mesmo: incomodar e ironizar a situação social, política e cultural do Estado.
            A administração geral do bloco fica a cargo da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e do Museu Théo Brandão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).   O “Filhinhos da Mamãe” agrega em seu cortejo pessoas do teatro, escritores, artistas plásticos e visuais, dançarinos, jornalistas e intelectuais. É um bloco que sempre se manteve acessível à participação de todos sem discriminação de classe social, gênero e cor. Para participar do bloco, basta ao interessado ter muita animação.
           A entrada é gratuita e aberta a todos que queiram participar. Por isso maninhos e maninhas, quem  puder e quiser contribuir para mais uma vez o bloco abrilhantar as prévias do carnaval, pode entrar em contato com o museu Théo Brandão e falar com José Carlos no horário da manhã e pela tarde até às 15h, com quem se encontra o Livro de Ouro para ser assinado e receber as doações. Mamãe está “Precisada”. Contamos com sua assinatura.
           Durante a concentração do bloco, como em todos os anos, haverá a entrega do prêmio Folião Pedro Tarzan 2011 para as três melhores fantasias.
         História — O “Filhinhos da Mamãe” foi fundado por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia. Teatral Comédia Alagoense no ano de 1983, inspirado no espetáculo teatral “Estrela Radiosa”, com o objetivo de reanimar o carnaval de rua de Maceió. Desde então, o bloco abriu as festividades momescas pelas ruas da capital, preenchendo a lacuna aberta pela ausência dos tradicionais banhos de mar à fantasia.
         Depois da fundação do bloco filhinhos da mamãe, em 1983, outros blocos de carnaval de rua surgiram em Maceió, a exemplo do Filhos da pauta, As Pecinhas de Maceió, Os Meninos da Albânia. “O nosso bloco conseguiu redimensionar o carnaval de rua de Maceió, indicando o Jaraguá e a Pajuçara como novos pólos da folia maceioense”, disse Ronaldo de Andrade, um dos fundadores do Filhinhos da Mamãe.

Filhinhos: confiram o circuito do bloco e divirtam-se.

Concentração: Dia 25/02 Museu Théo Brandão
Hora: 20h30 às 24h.
Animação: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
Participação Tradicional:Leureny


Programa da Concentração
1º) Abertura oficial :21h às 21h25.
(Comissão Organizadora do Filhinhos da Mamãe e Museu Theo Brandão)
Homenagens ‘in memoriam’: Foliões Luis Falcão e a Major Elza Cansanção
CHUVA DE CONFETES a UFAL- 50 ANOS
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
2º)Concurso de Fantasias “Prêmio Folião Pedro Tarzã” - 22h30
Mestre de Cerimônia:Romeu Loureiro.
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
3º)Apresentação do “Boi Dragão Lajense” - 23h15
4º)Apresentação do “Balé Folclórico de Alagoas” - 23h35
5º)Anúncio do tema do Carnaval “Filhinhos da Mamãe – 2012” - 23h40
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
Apresentação :Orquestra Montepio de Penedo
6º)Saída do Cortejo do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe - 24h
Apresentação: Orquestra Filarmônica Santa Cecília
Regência do Maestro: FLORIJAN CAHET.
Programa do Cortejo
1º) Foguetório  - Av. da Paz.
2º)Percurso - Av. da Paz/Praça Marcílio / Dias/Rua Sá e Albuquerque  (Apoteose dos Filhinhos – Associação Comercial)/Praça Dois Leões/Adro da Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo.
3º) Louvação à Paz -  Adro da Igreja N. S. Mãe do Povo
  
Homero Cavalcante e Ronaldo de Andrade, diretores do Bloco Filhinhos da Mamãe.

     Nos encontraremos no dia 25 para a frevança no carnaval das Alagoas. EVOÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário