quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

ATA ENCERRA ANO DE 2018 COM ESTREIA DE MACBETH E LANÇAMENTO DO LIVRO ANTES DA CENA DE RONALDO DE ANDRADE

No dia 13 de dezembro do ano corrente a ATA ocupou dois espaços importantes da Diretoria dos Teatros de Alagoas - DITEAL, ambos integrantes do secular Theatro Deodoro: O Café da Linda e o Teatro de Arena Sérgio Cardoso.
OCUPAÇÃO
No "Café da Linda " que abre para o saguão do Theatro Deodoro a ATA esteve presente das 17:30 às 19:20 com o lançamento do livro ANTES DA CENA - Peças Alagoanas, de Ronaldo de Andrade, publicado para celebrar os 63 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ATA, numa promoção do Projeto Memorial, de Autores Contemporâneos em Alagoas.  A tarde de autógrafos foi regada com "Frescura da Linda" servida pessoalmente pela produtora Weldja Miranda, atual  responsável pelo "Café da Linda". Muito concorrido, no lançamento, dentre outros destaques sociais e artísticos, merecedores do agradecimento da ATA: Escritores ENAURA QUIXABEIRA, ARNALDO PAIVA, ROSALVO ACIOLY, RONALDO MENDONÇA, Artísta Plástico LULA NOGUEIRA, Fotógrafo JUAREZ CAVALCANTI, e FRANCISCO OITICICA, SEVERINO ALBUQUERQUE, LUCIANO BARTHOLOMEU, Sra. Mª ISABEL LYRA e filhas NOEMI e SOCORRINHO, Empresário JOSELITO BALBINO, Sócios Beneméritos da ATA Dr. ECLIVAN MARCEL e PAULO POETA, e Representando o Excelentíssimo Governador Renan Filho a Secretaria de Cultura Drª. MELLINA FREITAS.

No "Teatro de Arena Sérgio Cardoso" a concorrência do público por uma entrada fez com que muitas pessoas não conseguissem ingresso. O Teatro esteve superlotado. O público foi recebido pelo Presidente da ATA que pessoalmente distribuiu o programa do espetáculo com os presentes ainda em fila no jardim do Teatro. MACBETH, AMBIÇÃO E SANGUE sob a direção de Lindianne Heliomarie e Rivaldo Lisboa, contou em seu elenco com Wellingthon Lira (Macbeth), Monique Dantas (Lady Macbeth), Cícero Rosa (Rei Duncan e Lennox), Bruno Omena (Macduff), Luciano Rodrigues (Bancquo) e Rejane Lins - Juliana Teles - Luiza Alkary (Bruxas). Registramos da técnica de sonoplastia o estagiário do Curso de Teatro Licenciatura da UFAL  Osvaldo Vila Nova. Além de celebrar os 63 anos de fundação da ATA esta estreia atende a seleção do Projeto Macbeth, ambição e sangue, premiado com a seleção para o Projeto Quintas no Arena, da DITEAL.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Outubro da ATA - 63 ANOS


outubro da ata -  63 anos

Há mais de uma década, ano a ano, celebramos o aniversário da ATA, pondo ênfase na dramaturgia. Leituras dramatizadas, Concurso de Peças Teatrais, Apresentações de espetáculos do repertório do grupo constituem a estrutura fixa desta comemoração que denominamos OUTUBRO DA ATA.  As alterações acontecem de acordo com o ânimo, a atmosfera do contexto. Estas definem as atividades da programação.

Vale a pena notificar que neste 2018, o Outubro da ATA - 63 ANOS ganhou novos contornos. As limitações de tempo, determinada por cada Sócio Efetivo do grupo,  para ser dedicado às atividades influenciou e porque não dizer que foi a determinante, para a programação que se segue:

SÁBADOS:                                                                                                                                      Ensaios da tragédia MACBETH, de William Shakespeare, com estreia marcada para o dia 13 de dezembro, no Teatro de Arena.   Com Wellinghton Lira (Macbeth), Monique Dantas (Lady Macbeth) e mais Cícero Rosa, Bruno Omena, Igor Rosa,Luciano Rodrigues,    Rejane Lins, Juliana Teles,  Luiza Alkary.
Direção- de Lindianne Heliomarie
Visualidades- Rivaldo Lisboa

SÁBADO 12 de Outubro - Dia da ATA
Bolo de aniversário com parabéns !

QUARTAS FEIRAS:
Projeto Proinart/UFAL: A TRAJETÓRIA DRAMATÚRGICA DA ASSOCIAÇÃO TEATRAL DAS ALAGOAS(ATA): UMA LEITURA DRAMATIZADA
(Levantamento e pesquisa de campo para reunir exemplares de todas as peças montadas pela ATA em sua trajetória)
PESQUISADORES: Alunos do Curso de Teatro Licenciatura (Osvaldo Vila Nova - Edival Portela - Eduarda de Brito - Yrina Lacerda)
ORIENTADOR: Prof. Ronaldo de Andrade.
 

domingo, 5 de agosto de 2018

ATA:Notícias Agosto

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, no Espaço Cultural Prof. Salomão de Barros Lima, na Praça Sinimbú, a ATA reúne todos os sábados até a estreia prevista para dezembro/2018, o elenco do espetáculo MACBETH: AMBIÇÃO E SANGUE; com dramaturgia e direção de Lindianne Heliomarie, baseada na tragédia de Shakespeare, este espetáculo da ATA conta com os seguintes atores e atrizes: Wellinghton Lira (Macbeth) - Monique Dantas(Lady Macbeth) - Cícero Rosa(Rei Duncan) - Bruno Omena(Macduff) - Matheus Marin(Lennox) - Igor Rosa(Banquo) - Juliana Teles(Bruxa 1) - Rejane Lins(Bruxa 2) - Paulo Quirino(Bruxa 3).




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    No dia 30 de janeiro o Núcleo de Teatro Infantil da ATA, apresentará A PRINCESINHA MIMADA E O DRAGÃO MALVADO, de Lauro Gomes e Macleim, com direção de Juliana Teles e Rivaldo Lisboa, pelo Projeto Quintas no Arena, da Diretoria dos Teatros de Alagoas - DITEAL, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro), as 19h. Integram o elenco desta montagem: André Lins, Lindianne Heliomarie, Ronaldo de Andrade, Monique Dantas, Wellinghton Lira e Rejane Lins--Continuam as pesquisas em torno da Reunião de todos os textos das peças teatrais montadas pela ATA. Este trabalho de pesquisa é do PROINART/UFAL e tem como alunos pesquisadores: Osvaldo, Irina, Mª Eduarda e Neto, do II Período do Curso de Teatro Licenciatura, sob a Coordenação do Prof. Ms. Ronaldo de Andrade. A ATA, através de seu Presidente o Ator de Prof. Ronaldo de Andrade, participou da 70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - sbpc Cultural, pelo projeto Conversa de Coxia, do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramática - NEPED "A ASSOCIAÇÃO TEATRAL DAS ALAGOAS - ATA: de Linda Mascarenhas a Ronaldo de Andrade" é o título da entrevista publicada na Revista Painel, em sua edição deste mês de agosto. A PROGRAMAÇÃO DO "OUTUBRO DA ATA - 63 ANOS", SERÁ DIVULGADA EM BREVE !!!!!

sábado, 19 de maio de 2018

DIA ALAGOANO DO TEATRO 2018

DIA ALAGOANO DO TEATRO Ronaldo de Andrade* O dia 14 de maio, é uma data que reaparece no cotidiano dos alagoanos para louvar e exaltar o teatro alagoano; mas também para lembrar aquela que foi a baluarte do mais longo e áureo período -de 1944 a 1991- da prática do teatro em Alagoas: Linda Mascarenhas(1895 – 1991). Sem dúvidas, mesmo o teatro popular é uma linguagem artística sofisticada. Por isto mesmo o teatro em qualquer de suas naturezas encontra público advindos de todo o prisma social. Os edifícios de teatro italiano difundidos desde o Renascimento em todo o mundo ocidental, principalmente, expõem de forma material esta afirmação. Lá estão postas as localidades destinadas a este público diverso e no entanto unificado pelo amor ao teatro. Temos a louvar e exaltar do nosso teatro o alto grau de obstinação possuído por todos os atores, diretores, dramaturgos e público de teatro sem os quais a “linha histórica do teatro em Alagoas” apresentaria longos períodos de interrupções. Obstinação esta que tem sido a marca da resistência e altruísmo dos alagoanos de teatro. Gerações destes atuadores se interseccionam períodos a períodos dando mostras da vitalidade da arte de Linda Mascarenhas. E aqui não devemos esquecer os professores de teatro ! Aqueles que através do Curso de Teatro Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e do Curso de Arte Dramática da Escola Técnica de Artes – ETA, também da UFAL , atualmente formam professores e atores que disseminam o “saber” teatral nas Alagoas. Sim, é necessário exaltar algumas personalidades do século XX que bem representam a afirmação que fazemos. Trata-se de nomes do nosso teatro que muito nos envaidecem, nos servem de exemplo e que constituem na História do Teatro de Alagoas uma longa “Lista de Ouro” : Linda Mascarenhas, Aldemar Paiva, Nelson Porto, Lima Filho, Eunice Pontes, Braulio Leite Junior, Rui Lessa, Jofre Soares, Sabino Romariz, Florêncio Teixeira, Lauro Barros Filho, Carlos Geraldo Dâmaso, Volney Leite, Gustavo Leite, Marcial Lima, Salete Barbosa, Isac Bezerra, Lincoln Cavalcante, João Azevedo, Fátima Mª. Alves Neto, Anilda Leão, Denilson Leite, Eris Maximiano dentre um sem número de outros nomes que como estes exaltamos no silêncio carinhoso de nossa lembrança . Precisamos comemorar o teatro alagoano, trazendo à memória a figura ímpar de Linda Mascarenhas que iniciou sua vida artística nos idos de 1944. Foi naquele ano que ela e a poetiza Isabel Marsiglia, integrantes da Federação Alagoana Pelo Progresso Feminino montaram no pequeno palco do Cinearte um espetáculo de teatro denominado “Miragem” que classificaram como fantasia. Logo em seguida Linda com Aldemar Paiva e Nelson Porto fundaram o grupo Teatro de Amadores. Foi quase uma década de incessantes trabalhos, com três montagens de peças de teatro ao ano, até encerrar com “Casa de Boneca” de Ibsen. Linda retomou as atividades imediatamente em 1953 fundando um novo grupo o Teatro de Amadores de Maceió - TAM com Luis Gutemberg Silva e Noêmia Ambrósio Joazeiro. O legendário TAM escreveu uma brilhante trajetória nos palcos alagoanos e nordestinos. Linda também fundou a Associação dos Cronistas Teatrais de Alagoas – ACTA. E em 12 de outubro de 1955 Linda coroou a sua obra teatral fundando com a Ala Jovem do Clube de Regatas Brasil - CRB e o Prof. Luiz Lavenère a Associação Teatral das Alagoas – ATA que hoje conta com 62 anos de funcionamento. Linda Mascarenhas foi animadora teatral, dramaturga, diretora, atriz e cronista teatral. Levou teatro a várias cidades do interior alagoano e do Brasil. Angariou por seu trabalho uma dezena de láureas como atriz e muitos reconhecimentos públicos como personalidade do teatro alagoano. É por isto que o Teatro Alagoano precisava de um dia para celebrar e comemorar a sua existência. E a ATA ao se reconhecer testemunha e portadora de grande parte do acervo histórico do teatro em Alagoas, requereu de forma circunstanciada ao Deputado Carlos Alberto Cacalo a criação do Dia Alagoano do Teatro, propondo o 14 de maio, dia do aniversário de nascimento de Linda Mascarenhas. A Assembleia Legislativa aprovou e o então Governador do Estado Engenheiro Ronaldo Lessa decretou e fez publicar no Diário Oficial do Estado. Sim, devemos aplausos ao teatro ! Aplausos ao nosso teatro ! Vida longa ao teatro de Alagoas ! *Ronaldo de Andrade é ator e presidente da Associação Teatral das Alagoas – ATA, Professor do Curso de Teatro Licenciatura da UFAL, Presidente do Instituto Histórico Lajense e Sócio Efetivo do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas – IGHAL.

Maio Teatral 2018 -


CARTAZ DO PRIMEIRO MAIO TEATRAL, AINDA  EM VIGOR

sexta-feira, 23 de março de 2018

A PRINCESINHA MIMADA E O DRAGÃO MALVADO

I CIRCUITO ALAGOANO DE TEATRO DE RUA
esta realização da Associação Teatral Nega Fulô  sob o patrocínio do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, com os apoios da Prefeitura Municipal de São José da Laje através das Secretarias de Cultura e Turismo,  e Educação e do Instituto Histórico Artístico e  Cultural Lajense  apresenta:

Dia 23 de março, as 19h., à praça Clarício Valença
O ROMANCE DE CLARA MENINA COM DOM CARLOS DE ALENCAR
pela Associação Teatral Nega Fulô

Dia 24 de março, as 16h., à praça Clarício Valença
A PRINCESINHA MIMADA E O DRAGÃO MALVADO
pela Associação Teatral das Alagoas - ATA

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Princesinha Mimada e o Dragão Malvado

                                                                
                                                                    Núcleo de Teatro Infantil
Apresenta
                                                       O teatro musical infanto-juvenil
                 A PRINCESINHA MIMADA E O DRAGÃO MALVADO,
                                                           de Lauro Gomes e Macleim
                                                           direção de Juliana Teles e Rivaldo Lisboa

Sinopse:.....É uma história de conto de fadas contada em pouco mais de uma hora,  através de música, coreografias  e interpretação teatral. Era uma vez uma voluntariosa princesinha, criada  com todos os gostos atendidos,  que resolve sair do castelo para consultar ciganos a respeito do seu futuro. Uma cigana lhe diz que casará com um príncipe bonito, forte e corajoso. O rei fica sabendo que a princesinha mais uma vez lhe desobedeceu saindo de casa sem consentimento;  por isto resolve providenciar um casamento para ela e convoca como candidatos os príncipes interessados. A rainha não concorda com o casamento da filha. Surgem dois candidatos. O primeiro,  não atende as exigências da  princesinha  que lhe incumbe de matar o dragão mas ele que é um príncipe medroso foge amedrontado. O segundo apresenta todas as qualidades  mas, embora apaixonado,  desiste  de casar com uma princesa tão voluntariosa e mimada. A princesinha se apaixona e pede ao pai que traga  o príncipe de volta.  A princesinha reconhece as falhas que possui e se arrepende prometendo mudar.  O príncipe observa que a princesinha deixou de ser voluntariosa e aceita  casar  com ela.  
Release:......O espetáculo integra o conjunto das atividades comemorativas dos 60 anos da Associação Teatral das Alagoas – ATA sendo, ele mesmo, o espetáculo oficial dessas comemorações que iniciaram  a  12 outubro de 2015 e se estenderão até o 12 de outubro de 2016.
                            A princesinha mimada e o dragão malvado é um espetáculo musical de teatro infanto-juvenil  que traz referências cênicas de um dos mais notáveis gêneros do teatro mundial a Commedia dell”arte. As máscaras, a coreografia, a música e  marcações de cena apontam para  esta clássica invenção italiana, do teatro moderno. Com ela o Núcleo de Teatro Infantil – NTI da ATA homenageia mais de uma centena de artistas de teatro que passaram pelo grupo exercendo as mais diversas funções, no longo período de 1955 a 2015.
                            A concepção foi trabalhada para alcançar objetivos de praticidade, funcionalidade estética e resultado artístico. A unidade destes objetivos é constatada na interação  música-coreografia-cenografia-iluminação-figurino e caracterização. É esta riqueza de elementos que fez o público aplaudir com entusiasmo as apresentações já realizadas.
                            O espetáculo estreou em novembro de 2015, nas comemorações dos 106 anos do Theatro Deodoro, com duas apresentações para  mil espectadores e na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Teatro Gustavo Leite, com três apresentações para três mil espectadores. Público este, formado em grande parte por estudantes de escolas públicas de Estado.

Elenco:  Monique Dantas .........Princesinha Brunilda
 Rejane Lins..................Baronesa
 Lindianne Heliomarie..Cigana e Rainha Ofélia
 André Lins.....................Astrólogo e Príncipe Jasão
 Wellingthon Lira...........Mensageiro e Príncipe Felipe
 Ronaldo de Andrade.....Rei Alfredo
 Alisson Lucena..............Músico/Narrador
Técnicos:  Agélio Novaes.................Cenografia – Figurino – Adereços – Projeto Gráfico
                   Execução de Cenografia....Almir Serralheiro– Ana Melo
                   Execução de Material de Cena....Agélio Novaes  – João Maria
                   Execução de Figurino........José Roberto Gomez
                   Execução de Aderêços......Agélio Novaes – Geusa Correia – Paulo Irapuan -                       
                                                                    José  Roberto Gomez
                   Contra Regra....................Rivaldo Lisboa – Paulo Irapuan
                   Macleim...........................Música
                   Direção Musical................ Félix Baygon
                   Direção Vocal dos Atores e Atrizes..Maestro Luis Martins
                   Instrumentistas.................Félix Baygon – Macleim – Luis Martins
                                                                    
                   Sonoplastia........................Juliana Teles
                   Marcos Topete..................Coreografia
                   Lindianne Heliomarie........Projeto de Luz
                   Iluminação.........................Rafael Fonseca
                   Gabriela Sóstenes............ Preparação Vocal
                   Comissão Gestora NTI...............Fabiano Alves – Lindianne Heliomarie – Monique Dantas - Rejane Lins
                                                                              Ronaldo de Andrade
                   Produção............................Rivaldo Lisboa
                   Realização.........................ATA

Apoio:  Universidade Federal de Alagoas – UFAL (Curso de Teatro: Licenciatura –
                                                                               Espaço Cultural Prof. Salomão de Barros Lima)