ATA celebra o Dia Alagoano do Teatro com apresentação do espetáculo A Estrela Radiosa
Nesta segunda-feira, 14, é comemorado o Dia Alagoano do Teatro, celebrado no dia em que nasceu a grande dama do nosso teatro e fundadora da Associação Teatral das Alagoas – ATA, Linda Mascarenhas, que hoje estaria completando 127 anos. E para celebrar essa data, a ATA apresentará o espetáculo de Rua “Estrela Radiosa”, de Ronaldo de Andrade, sob a direção de Homero Cavalcante, às 18h, no Museu Palácio Floriano Peixoto – MUPA, antigo Palácio dos Martírios, com apresentação gratuita de espetáculo e debates sobre os temas de interesse de todos que fazem teatro em Alagoas. A comemoração também integra a programação da 10ª Semana Nacional dos Museus.
A peça Estrela Radiosa, que se mantêm no repertório da ATA desde 2007 quando estreou nas comemorações do Dia Alagoano do Teatro daquele ano, é fruto do prêmio Alagoas em Cena – 2006 que o grupo de Linda Mascarenhas conquistou com o projeto Estrela Radiosa: Montagem e Circulação.
Desde aquela estreia o espetáculo se apresentou em vários bairros de Maceió, colégios, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, festivais, mostras de teatro local e cidades do interior do Estado, tanto em teatros quanto em espaços alternativos, praças e ruas. São cinco anos de estrada.
Após uma pequena pausa durante os anos 2010 e 2011, o espetáculo retorna com uma apresentação com caráter de reestreia, pois o figurino e material de cena foram restaurados e “costumisados” por Rivaldo Lisboa e André Lins e trará dois novos integrantes no elenco: a atriz Carol Morais e o ator David Oliveira.
Este retorno foi oportunizado para a realização do projeto Novas Estradas da ATA, sob o patrocínio do Governo do Estado, através de Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/ AL com o qual circulará com o espetáculo pelo interior de Alagoas este ano.
O Texto - O texto de Ronaldo de Andrade, narra cenicamente episódios acerca da formação geopolítica, histórica e cultural de Alagoas, expondo de maneira irreverente a origem e principais fatos da história do Estado, através de personagens reais e fictícios como os índios Caetés, Dom Pero Fernão de Sardinha, Calabar, Maurício de Nassau, Dona Rosa da Fonseca, Dona Pernambuco, Carranca, Gitirana, Penedo, Oxum e Exu, Estrela Radiosa e o povo, figuras alegóricas que compõem as cenas como fio condutor até a apoteose final, a fundação de Maceió! A personagem Estrela Radiosa visita as principais cidades históricas de Alagoas: Porto Calvo, Penedo, Marechal Deodoro, até fundar Maceió. Ela realiza um périplo divertido e instigante.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Ronaldo de Andrade
Direção: Homero Cavalcante
Elenco: Carol Morais, Lindianne Heliomarie, André Lins, David Oliveira, Ígor Rozza, Ronaldo de Andrade, Fabiano Alves e Rejane Lins.
Músicos: Juliana Teles e Nani Moreno.
Linda Mascarenhas - Linda Mascarenhas foi a responsável maior pela concretização da atividade teatral no Estado. Após três décadas sem grupos teatrais, Linda reativou, em 1944, o teatro em Maceió. A atriz fundou a Associação Teatral de Alagoas, a ATA, em 1955, grupo que até hoje se encontra produzindo. Linda faleceu em 1991 e em 09 de junho 2001, a lei nº 6.243 de 02 de julho de 2001 declarou o dia 14 de maio como Dia Alagoano do Teatro em homenagem ao principal ícone da atividade teatral no Estado.
Programação - Após a apresentação da Estrela Radiosa, terá início o debate sobre o tema A Preservação da Memória do Teatro, de Alagoas, com uma mesa formada pelos poetas, atores, professores do Curso de Artes Cênicas: Teatro, da UFAL, o Doutor em Literatura Dramática Otávio Cabral e o Mestre em Teoria e História do Teatro Ronaldo de Andrade.
O MUPA se encarregará da mediação entre os expositores e o público. Em seguida uma nova mesa será constituída e as Produtoras Culturais e atrizes Waneska Pimentel e Ivana Isa exporão sobre Lei Estadual de Incentivo a Cultura.
Ainda nas comemorações do Dia Alagoano do Teatro a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas apresentará o espetáculo “A Chegada de Lampião e da Prostituta no Céu”, da Cia de Teatro Joana Gajuri em frente ao Teatro Deodoro, a partir das 8h30, na praça Deodoro. O espetáculo tem a direção de Lindolfo Amaral e texto de Abides Oliveira. A peça faz parte do espetáculo Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia.
Na próxima quarta-feira (16), A Diteal apresenta, dentro do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, o espetáculo “Marina – Uma História de Cordel”, da Cia Teatro da Meia Noite, às 19h. Também nesta semana, será apresentado o espetáculo “Gala 2012”, da Companhia do Ballet Eliana Cavalcanti, nos dias 19 e 20, às 18h.
*Por: Cibelle Araújo
Colaboração: Balaio de Fatos. Jornalista Keyler Simões.