quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estado assina ordem de serviço para construção de mausoléu para Linda Mascarenhas

Proposta era pleito da Associação Teatral de Alagoas; convênio para execução de projeto também foi firmado com entidade nesta quarta-feira

Foto: Adaílson Calheiros
A manhã desta quarta-feira (23) marcou mais uma página da cultura alagoana. Em uma solenidade no salão de despachos do Palácio Floriano Peixoto, representantes do Governo do Estado e da Associação Teatral de Alagoas (ATA) celebraram um convênio e assinaram a ordem de serviço para a construção de um mausoléu em memória da atriz Linda Mascarenhas.
O contrato para construção do mausoléu que homenageia a artista alagoana foi firmado entre a entidade e o Gabinete Civil. A proposta já era um pleito antigo da ATA – atendido apenas no governo de Teotonio Vilela Filho – e tem como objetivo manter vivo o legado deixado pela atriz, que é fundadora da associação, criada em 1955.
O mausoléu será construído no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, com projeto do arquiteto Mário Aloísio. “Apoiar o desenvolvimento cultural é uma marca do governo de Teotonio Vilela e o mausoléu será um referencial aos bens imóveis culturais do Estado, além de ser um grande reconhecimento à Linda Mascarenhas”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Novas Estradas
Firmado também nesta quarta-feira, o convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a ATA prevê a execução do projeto Novas Estradas, que irá fomentar as artes cênicas em Alagoas por meio de apresentações gratuitas da peça ‘Estrela Radiosa’. Os espetáculos são direcionados à população do interior, principalmente aos alunos de escolas públicas, proporcionando, assim, conhecimentos sobre a formação geopolítica, histórica e cultural no Estado.
Além disso, o projeto conta ainda com oficinas de capacitação em artes cênicas. O intuito é incentivar a utilização do teatro em sala de aula para dinamizar o aprendizado e, durante seis meses, a iniciativa oferecerá aulas de teatro, leitura e improvisação em diversos municípios alagoanos.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, ressaltou que a celebração de convênios é uma estratégia adotada pela gestão para levar cultura até a população. “Iniciativas como essas permitiram triplicar os investimentos na cultura. Este convênio vai levar apresentações para o interior de Alagoas, proporcionando diversão, incentivando a formação de plateias e ofertando oficinas de capacitações”, explicou.
Viégas falou ainda sobre a edição do Alagoas em Cena 2012, que terá o edital lançado no próximo ano e, desta vez, virá com formato de festival. O prêmio contará com a realização de oficinas técnicas e a presença de destacadas personalidades do teatro brasileiro, que debaterão com realizadores e plateia logo após a apresentação dos espetáculos.
Na ocasião, o presidente da ATA, Ronaldo de Andrade, destacou o momento como um novo passo na disseminação e no fortalecimento da arte teatral em Alagoas. “É uma grande responsabilidade alimentar e promover a realização de sonhos. Que o nosso sonho se materialize com o encontro dos artistas e plateias pelos lugares que vamos passar”, concluiu.
Fonte: Mirella Costa e Ana Daniella Leite/ Secom AL.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Secult assina convênio com Associação Teatral de Alagoas


O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza nesta quarta-feira (23), às 10h30, a assinatura de um convênio com a Associação de Teatro das Alagoas (ATA). A solenidade vai acontecer no Salão de Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto.

O convênio que será assinado com a ATA prevê a execução do projeto Novas Estradas que irá fomentar as artes cênicas em Alagoas, por meio de apresentações gratuitas de espetáculos teatrais da peça “Estrela Radiosa”, direcionados à população do interior do estado, principalmente nas escolas públicas, proporcionando assim conhecimentos sobre a formação geopolítica, histórica e cultural no Estado.

O projeto também conta com oficinas de capacitação em artes cênicas, com o intuito de incentivar a utilização do teatro em sala de aula para dinamizar o aprendizado nas escolas. Durante seis meses o projeto oferecerá aulas de teatro, leitura e improvisação em diversos municípios alagoanos.

Serão aplicados nesta ação, recursos no valor de R$ 107.220,00 que são do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).

Na oportunidade. será lançada a versão do Alagoas em Cena 2012, que terá um formato de festival, será competitivo. O prêmio contará ainda, com a realização de oficinas técnicas e a presença de destacadas personalidades do teatro brasileiro, que debaterão com os realizadores e plateia, logo após a apresentação dos espetáculos.

O objetivo, segundo o titular da Secult, Osvaldo Viégas, é realizar o Alagoas em Cena anualmente, transformando-o num espaço privilegiado da diversidade da produção teatral alagoana. O ineditismo das produções, uma das exigências do festival, é uma forma de incentivar a dramaturgia alagoana. Os técnicos da Secult estão discutindo com a área teatral, uma minuta de edital para ser lançado o mais brevemente possível.

Contrato - Também será realizada a assinatura do contrato entre a o gabinete Civil e a ATA para a Construção do Mausoléu em memória da atriz alagoana, Linda Mascarenhas. A proposta de construção do mausoléu foi pleiteada pala ATA para homenagear o legado deixado pela atriz, fundadora da associação, em 1955. O Mausoléu será construído no cemitério Nossa Senhora da Piedade, com projeto do arquiteto Mário Aloísio.
Segundo Ronaldo de Andrade, presidente da ATA, com a assinatura do contrato com Governo a associação irá realizar um antigo anseio. “Contamos com a sensibilidade do Governo do Estado em tornar realidade esse projeto da associação, destacou.


Fonte:  Agência Alagoas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Livro sobre Vida e Obra de Linda Mascarenhas será  lançado na V Bienal
Organização é de Ronaldo de Andrade e Izabel Brandão


No próximo dia 30 de outubro, a partir das 19 horas, o pesquisador de teatro, ator e também professor Ms. Ronaldo de Andrade junto com a pesquisadora e professora Dra. Izabel  Brandão  participam do lançamento do livro "O Teatro e Linda Mascarenhas: amadores de Maceió", durante a V Bienal Internacional do Livro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Café Literário, em frente ao estande da Edufal.

O livro que foi produzido e escrito por eles, conta ainda com textos de Lauro Gomes, Homero Cavalcante e José Acioli Filho, e é fruto de uma longa pesquisa sobre a obra de Linda Mascarenhas - a dama do teatro alagoano. Publicação: Edufal.

Cibelle Araújo






Público lota Teatro Gustavo Leite para apresentação da peça “ O Patinho Feio”

Espetáculo também comemora o aniversário dos 56 anos da Associação Teatral das Alagoas

As famílias que vieram à V Bienal do Livro de Alagoas no último domingo (23) tinham programação certa: assistir ao espetáculo “O Patinho Feito”, montagem da ATA- Associação Teatral das Alagoas – que teve apresentações em duas sessões gratuitas, uma pela manhã e uma à tarde.

Uma grande fila de espera se formou no mezanino do Centro de Convenções Ruth Cardoso com famílias que esperavam a hora de entrara no Teatro. Os pais Marcos Aurélio e Cláudia Paiva trouxeram a filha Ana, de 04 anos pra passear na Bienal e assistir ao espetáculo. “Eu já tinha visto na programação que teria a peça e achei uma oportunidade ótima, pois muitas vezes ir com a família toda ao teatro fica muito caro e aqui a gente conseguiu fazer isso”, disse Cláudia.

A ATA participou das duas últimas edições da Bienal com peças adultas e pela primeira vez apresenta um espetáculo infantil no evento. “A gente percebe que as crianças ficam encantadas. Esse conjunto de elementos: cenários, figurinos, a música, tudo isso cria uma atmosfera de sonho pra criança. Sem falar que só o texto de 'O Patinho feio' já garante 50% do sucesso de um espetáculo como este”, comenta o presidente da ATAator, pesquisador e professor de teatro,Ronaldo de Andrade.

Bullying - O presidente da ATA destacou ainda a atualidade do tema do espetáculo. “Apesar de ser um texto do século XIX, ele é muito atual pois trata da diferença, da aceitação. Passa inclusive pela questão do bullying que é tão debatida hoje”, destacou.

O Patinho Feio estreou em 201010 nos palcos do Teatro Deodoro. Sua ótima recepção pelo público rendeu-lhe também criticas favoráveis sendo considerado o melhor espetáculo infantil de 2010 pela comissão julgadora de um blog especializado em cultura e artes. O espetáculo voltou a ser encenado na Bienal no mês de comemoração dos 56 anos da associação fundada pela atriz alagoana Linda Mascarenhas.

O texto original do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, ganhou adaptação de Lauro Gomes, direção de David Farias, figurinos e cenários do artista plástico Agélio Novaes, direção musical de  Mácleim e coreografias de Maria Emília Clark. O espetáculo deve voltar aos palcos alagoanos no próximo mês ainda sem data definida.


Fonte: Ascom Ufal.
Cibele Tenório- jornalista

sábado, 22 de outubro de 2011

Blog do Patinho Feio está fora do ar!


O sr. Google tirou o blog do Patinho Feio da ATA do ar, ele acha que a equipe tem menos de 13 anos de idade. Informações sobre a agenda do espetáculo, favor acessar o blog da ATA. Em breve voltaremos com outro blog.
http://associacaoteatraldasalagoas.blogspot.com/

Neste domingo, O Patinho Feio fará duas apresentações no Teatro Gustavo Leite dentro da programação da Bienal. 
Entrada Franca.
Hora: 11h e 15h.
Confiram a programação completa da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas:
http://www.edufal.com.br/bienal2011/index.php/programacao

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Resultado da Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina 



A Comissão Julgadora após as considerações individuais a respeito  das peças de teatro selecionadas, concluiu pela atribuição de uma MENÇÃO HONROSA, ACOMPANHADA  PELA LEITURA DRAMATIZADA E APRECIAÇÃO CRÍTICA para o texto teatral intitulado HISTÓRIAS DE VÓ SINHÁ,  inscrito sob o pseudônimo  MEETA RAVINDRA, cuja  identificação  autoral corresponde a dramaturga  FRANCISCA DE  ASSIS SANTOS SILVA. O Referido texto será lido por integrantes da ATA no dia 17 de outubro (segunda-feira), às 19h, na Sala da Orquestra - Espçao Cultural Praça Sinimbú,  dentro das comemorações do Outubro da ATA 56 anos. A ATA agradece e parabeniza a todos os inscritos.

Feliz Aniversário!!!


No dia 12 de outubro a ATA completa 56 anos de vida e por ser ATA também completo 56 anos, o que só no calendário dos deuses do teatro isso é possível. Não vi essa associação nascer, não participei dos tempos áureos do teatro alagoano com tantos nomes, tantos rostos, gestos e almas que doaram seu tempo, sua vida para que a magia do teatro acontecesse. Já peguei o barco "andando", aliás, nem peguei, embarquei de corpo e alma, como assim deve ser, pois teatro é coisa séria.  Passei a conviver com os grandes nomes do nosso teatro, que julgava serem inatingíveis, quase figuras mitológicas, tão inalcançáveis quanto o olimpo. E hoje, dos que eu por ter tanto respeito nem conseguia falar, mal respirava quando estava por perto, convivo com eles, divido as alegrias, as conquistas, as fraquezas, as desventuras e no jargão popular, o suor e as lágrimas de ser ATA.  Ao Entrar nesse time, percebi que os “quase deuses”, hoje, depois do convívio, se tornaram mortais. E passados mais de dois anos faço parte de uma “torre de babel” construído por tantas gerações, tantas ideias, tantos rostos, tantas almas, tantas histórias e tantos sonhos. Que venham mais 56 anos, que venham mais outubros, novembros, dezembros, que venham novos amantes dessa arte tão profana e tão santa. Feliz aniversário ATA. Feliz Aniversário ao teatro Alagoano. Evoé!!!!!!!!! 

Cibelle Araújo

O Patinho Feio abre as comemorações do Outubro da ATA 56 Anos



Comemore o mês das crianças no Teatro. Apresentação única. Terça-Feira, às 19h, no Teatro Deodoro. Vejam as fotos do espetáculo no blog:http://opatinhofeiodaata.blogspot.com/

Veja a programação completa do Outubro da ATA 56 Anos.
http://associacaoteatraldasalagoas.blogspot.com/p/outubro-da-ata.html

terça-feira, 16 de agosto de 2011

 ATA se apresenta no Aldeia Sesc 2011 e no Overdoze

Confira a programação abaixo:


Sexta-Feira, 19 de agosto
Performance Envelope Branco
Allan Monteiro
Horário: 00h
Local: Praça Marechal Deodoro, Centro
17h – Abertura oficial com apresentação da baiana Flor de Lis e do projeto Sua Majestade o Circo
Local: Calçadão do Comércio, Centro
18h – Cortejo de boas vindas com o Maracatu Baque Alagoano
Percurso: da Rua do Comércio em direção ao Sesc Centro
19h – Abertura da exposição O Inceticismo, de Allan Monteiro
Local: Galeria Sesc, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
20h – Apresentação musical e buffet de pratos regionais
Local: Rua da Unidade Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, Centro)
Entrada franca

SÁBADO, 20 DE AGOSTO
16h – Espetáculo Urucungo, com o bailarino Denis Costa
Classificação etária: 18 anos
Gênero: dança
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca (como a plateia ficará no palco, há apenas 25 vagas. As senhas serão distribuídas 01 hora antes do início do espetáculo)
19h – Palco Giratório: espetáculo De-vir
Produção: Cia. Dita (CE)
Local: Teatro Deodoro, Centro
Classificação etária: 18 anos
Gênero: dança
Entrada franca

DOMINGO, 21 DE AGOSTO

16h – Espetáculo Os Infortúnios de uma Criança
Associação Teatral das Alagoas (ATA)
Classificação: livre
Gênero: teatro infanto-juvenil
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
Uma tragicomédia bem ao estilo de Martins Pena, a partir do universo corriqueiro de uma típica família carioca de meados do século 19. Este espetáculo pretende aproximar o público jovem das produções da ATA, compondo o repertório e buscando novos horizontes para o teatro produzido em Alagoas. A Associação Teatral das Alagoas, instituição com 55 anos de existência, foi fundada pela atriz e feminista Linda Mascarenhas. Montou 74 peças, sendo 56 espetáculos teatrais, entre infantis e adultos, inúmeras performances e intervenções, e 20 espetáculos educativos.
19h – Palco Giratório: Espetáculo De-vir
Cia. Dita (CE)
Local: Teatro Deodoro, Centro
Classificação etária: 18 anos
Gênero: dança
Entrada franca

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE AGOSTO
10h – Intervenção urbana Contraotempo
Núcleo Cênico Eu Mundaú
Local: Calçadão do Comércio, Centro
10h – Apresentação do Guerreiro São Pedro Alagoano
Local: Escola Sesc Jaraguá
Obs.: apresentação restrita aos alunos da escola
15h – Apresentação do coco de roda do grupo Ganga Zumba
Local: Escola do Sesc Jaraguá
Obs.: apresentação restrita aos alunos da escola
19h – Espetáculo Rótulo – as Impressões do Corpo
Charlene Sadd
Classificação etária: 18 anos
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)

TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO
10h – Intervenção Contraotempo
Núcleo cênico Eu Mundaú
Local: Praça dos Palmares, Centro
16h – Espetáculo Encontros
Cia. dos Pés
Classificação etária: livre
Gênero: dança
Local: Calçadão do Comércio, Centro
19h – Espetáculo Desnuda
Associação Artística Saudáveis Subversivos
Classificação etária: 18 anos
Gênero: dança
Local: Restaurante do Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)

QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO
10h – Intervenção Contraotempo
Núcleo cênico Eu Mundaú
Local: Praça Deodoro, Centro
16h – Espetáculo Pedaços de Nós Mesmos
Companhia de Teatro Mestres da Graça – CTMG
Classificação etária: livre
Gênero: teatro
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)
19h – Espetáculo Rojo
Coletivo Vermelho de Teatro
Classificação etária: 18 anos
Gênero: dança/teatro/performance
Duração: 90 min
Local: Restaurante Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca (há apenas 40 vagas. As senhas serão distribuídas 01 hora antes do início do espetáculo)

QUINTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO
16h – Espetáculo O Fim do Mundo
Cia. Insanos
Classificação etária: 18 anos
Gênero: clown/teatro do absurdo
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)
19h – Projeto Quintas no Arena: espetáculo Fábrica do Imaginário
Grupo Jogos de Cordel
Classificação etária: livre
Gênero: teatro
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (pça. Deodoro, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)


SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO
16h – Apresentação circense com o grupo Sua Majestade o Circo
Classificação: livre
Local: Praça José Emílio de Carvalho, Riacho Doce
Aberto ao público
17h – Espetáculo Graças
Cia. do Chapéu
Classificação etária: livre
Gênero: teatro de rua
Local: Praça José Emílio de Carvalho, Riacho Doce
Aberto ao público
18h – Cine Sesc na Praça
Exibição de curtas-metragens
Classificação: livre
Local: Praça José Emílio de Carvalho, Riacho Doce
Entrada franca
19h – Apresentação de folguedos
Guerreiro Campeão do Trenado e Fandango do Pontal
Classificação: livre
Local: Praça José Emílio de Carvalho, Riacho Doce.
Entrada franca

SÁBADO, 27 DE AGOSTO
16h – Espetáculo A Cor da Chuva
Invisível Cia. de Teatro
Classificação etária: livre
Gênero: teatro
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (comerciários e estudantes) e R$ 10 (usuários)
17h – Encerramento da mostra com mesa-redonda de avaliação com todos os artistas participantes
Local: Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
18h – Abertura da mostra Overdoze (encerramento às 06h do dia 28, com café da manhã)
12 horas ininterruptas de ações artísticas
Classificação etária: 16 anos
Local: Unidade Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Ingressos: R$ 5 (preço único)


Programação OVERDOZE

De 27 a 28 de agosto/ 12 horas ininterruptas de ações culturais na rua Barão de Alagoas, localizada no Centro de Maceió (no Teatro Jofre Soares, na própria rua ou no Bar Panorâmico, situado também na unidade Centro). O ingresso tem preço único: R$ 5.  


18h – Apresentação Circense com Sua Majestade o Circo
Local: Rua Barão de Alagoas, Centro
19h – Apresentação dos Cursos de Dança de Salão do SESC/AL
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
19h30 – Apresentação dos Cursos de Ritmos Variados do SESC/AL
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
20h – Apresentação do Guerreiro Treme Terra de Alagoas
Local: Rua Barão de Alagoas, Centro
Acervo ATA
21h - Performance "Ledo Ivo e a terra de Ledo Ivo" com a ATA (Associação Teatral das Alagoas)
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
22h – Espetáculo: Marina – Uma História de Cordel
Cia. Teatro da Meia-Noite
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
23h – Banda Tridestilados
Local: Bar Panorâmico, Sesc Centro
23h – Performance Cabeça Para Abelhas, com Charlene Sadd
Local: Corredores do Sesc Centro
00h – Saudação de Tambores
Grupo Percussivo Baque Alagoano
Local: Rua Barão de Alagoas, Centro
01h – Apresentação Cênica
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
02h – Grupo Percussivo Dona Mariquinha
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
03h – Eletro Dance – Programação com DJs
Local: Bar Panorâmico, Sesc Centro
05h30 – Performance Xeque Mate
Cia. Insanos
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
06h – Café da Manhã
Local: Restaurante do Sesc Centro



domingo, 24 de julho de 2011

 O Teatro Alagoano está de luto.
É com muita tristeza que nós da ATA comunicamos o falecimento do nosso amigo e grande artista de Teatro, Denilson Leite, integrante da Associação Teatral Joana Gajuru. 
Convidamos nossos amigos e os amantes do teatro a prestarem suas últimas homenagens no velório que será nesta segunda (25), às 9h, no Teatro Deodoro. Com certeza uma perda insubstituível para o teatro alagoano! Nós da ATA prestamos nossa homenagem e nossa soliedariedade nesse momento tão difícil.
Descanse em paz amigo Denilson. Onde você está a violência não pode chegar. 
Esperamos que este caso não seja só mais um e que essa não seja somente mais uma vítima num estado que não protege seus filhos!
"Quando eu morrer, eu vou levar, os ferro de trabaia, tudo dentro do caixão, e um pouquinho de puera dessa terra brasileira, na palma de minha mão". (Versos de um lambe sola).

 
 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estão abertas as inscrições para a Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina

As inscrições ficam abertas até o dia 31  de agosto, e as inscrições devem ser enviadas pelo correio no seguinte endereço: Av. Juca Sampaio. Resd. Belo Horizonte. Bl C-2. apto.108. S/N. Barro Duro. Cep: 57040-600. Maceió-AL.

Confira abaixo o regulamento completo.

A Associação Teatral das Alagoas—ATA, CNPJ 41.180.464/0001-04, por intermédio de sua presidência, torna público o regulamento da Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina com período de inscrição 18 de julho a 31 de agosto de 2011, aos quais poderão se candidatar autores de textos teatrais inéditos na categoria acima, para seleção que se regerá pela lei dos Direitos Autorais (Lei Federal no. 9.610/98).


Cláusula Primeira - DO OBJETO

1.1. Constitui objeto do presente regulamento, a seleção de 03 (três) textos teatrais inéditos, de caráter estritamente cultural.
1.2. Os textos teatrais concorrentes devem obedecer à temática regional nordestina que contemplem elementos da cultura popular.

Cláusula Segunda - DAS CONDIÇÕES

2.1. O autor(a) do projeto deverá preencher as seguintes condições:
a) Ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, com idade igual ou superior a 18 anos.
b) Apresentar texto teatral original e inédito (não publicado e não encenado).
c) O texto deverá ser especificamente teatral, não sendo consideradas obras literárias.
d) Não serão consideradas adaptações de obra de outro autor.
e) Não serão aceitas obras póstumas e obras apresentadas por grupos.
f) Não ser sócio da ATA ou ter grau de parentesco com nenhum integrante do grupo;
g) Cada concorrente poderá apresentar até 03 textos (com pseudônimos diferentes) sendo um texto por inscrição;
2.2. A comprovação das condições estabelecidas nesta cláusula, nas alíneas “b” e “g”, far-se-a através do documento de modelo de autoria Anexo III neste regulamento.

Cláusula Terceira - DAS INSCRIÇÕES

3.1 A participação na “Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina será formalizada mediante ficha de inscrição contendo o pseudônimo do autor e o título da obra, conforme Anexo I do presente REGULAMENTO.
 3.2. Além da ficha de inscrição (ANEXO I) deverão ser apresentados em um envelope lacrado, o requerimento (Anexo II), declaração de autoria, ineditismo e não premiação da obra (ANEXOIII) e os documentos abaixo relacionados:

a) Cópia do RG;
b) Cópia do CPF;
c) Currículo, detalhado e assinado, contendo eventuais publicações ou críticas a seu respeito;
d) Termo de compromisso contendo a cessão dos direitos autorais da obra premiada à Associação Teatral das Alagoas – ATA, para fins de publicações gratuitas e montagens, com validade de 02 (dois) anos, a contar da homologação do resultado, ressalvando o direito do autor de publicá-la ou encená-la;
e) Declaração de autoria em anexo neste Regulamento.
3.3. As declarações exigidas deverão ser apresentadas no original.
3.4. DOCUMENTAÇÃO - INSCRIÇÃO - ENVELOPE N.º 1
O envelope deverá estar fechado de forma indevassável, contendo externamente os seguintes dizeres:
DESTINATÁRIO:
 Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina.
Endereço: Av. Juca Sampaio. Resd. Belo Horizonte. Bl C2 apt.108. S/N. Barro Duro.CEP: 57040-600. Maceió-AL.
REMETENTE:
Pseudônimo do autor/a;
Título da obra.

Cláusula Quarta - DO TEXTO TEATRAL
4.1. Os textos teatrais deverão ser apresentados no período de inscrição de 19/07 a 31/08 em 03 (três) vias, inseridas em um envelope lacrado, identificado, conforme as especificações contidas no item 4.5, a serem abertos pela Comissão Julgadora.
4.2. A folha de rosto de cada via do texto teatral deverá ser identificada da mesma forma que o envelope.
4.3. O texto teatral deverá ser escrito em português, em perfeita condição de legibilidade, datilografado ou digitado, espaço dois, numa só face de papel, folhas numeradas e encadernadas, formato ofício, não contendo nenhuma informação que possibilite a identificação do autor.
4.4. O texto teatral deverá ter a seguinte formatação: Fonte Arial, título 14, corpo do texto 12.
4.5. - ENVELOPE - N.º 2 (  deve estar contido o envelope nº 01) - O envelope contendo os textos deverá estar fechado de forma indevassável, contendo externamente os seguintes dizeres:
Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina.
PSEUDÔNIMO DO AUTOR:
TÍTULO DA OBRA:
4.6. Serão desconsideradas as inscrições apresentadas de forma diversa da descrita neste REGULAMENTO.

Cláusula Quinta - DA COMISSÃO JULGADORA, DA SELEÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO.

5.1. A Comissão julgadora, da Associação Teatral das Alagoas (ATA), será constituída por 03 (três) sócios especialistas da ATA.
5.2. A Comissão Julgadora, de posse dos envelopes mencionados no presente regulamento, no prazo de até 30 (trinta) dias corridos, apreciará e classificará 03 (três) dentre as obras inscritas  (contidas no envelope n.º 2), em ordem decrescente de qualidade.
5.3. A Comissão Julgadora poderá classificar mais 03 (três) textos teatrais, em ordem decrescente de qualidade, que figurarão como suplentes, na impossibilidade de algum texto selecionado receber o prêmio.
5.4. Cada membro da Comissão Julgadora receberá uma cópia de cada texto teatral constante do envelope n.º 2, que deverá rubricar, fazendo a avaliação de todos os textos teatrais inscritos.
5.5. A Comissão Julgadora, por ocasião do encerramento dos trabalhos, redigirá ata circunstanciada, fundamentando os resultados da seleção. Prosseguindo-se, no mesmo ato, com a abertura do envelope n. º 1 (requerimento e documentação) dos selecionados e classificados, para análise.
5.6. Caso haja irregularidade na documentação apresentada, o selecionado será automaticamente inabilitado.
5.7. O resultado final, com a relação dos textos premiados será homologado pelo Presidente da ATA e será enviado ao e-mail dos vencedores, publicado no blog da ATA associacaoteatraldasalagoas.blogspot.com e  no programa comemorativo do Outubro da ATA. Não havendo recurso por parte dos inscritos.
5.8. É reservado à Comissão Julgadora o direito de não conceder premiação, caso entenda não haver texto teatral suficientemente qualificado para receber o prêmio, mediante manifestação devidamente justificada por escrito.

Cláusula Sexta - DA PREMIAÇÃO
6.1. Para premiação será reservado aos classificados o estudo crítico de sua obra, por um professor/pesquisador, a leitura dramatizada feita por atores da ATA no calendário da programação comemorativa do Outubro da ATA 56 Anos e um certificado de premiação. Ao 1º lugar será entregue um troféu.

Cláusula Sétima - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. A ficha de inscrição (Anexo I), acompanhada do envelope n.º 1 ((contendo o requerimento (Anexo II) declaração de autoria, ineditismo e não premiação da obra (Anexo III) e a documentação)) bem como o envelope n.º 2 (contendo o texto teatral), deverão ser postados nos Correios no prazo previsto neste regulamento.
7.2. Será de livre iniciativa da Presidência da ATA propor a publicação das obras classificadas, cabendo ao autor 30 (trinta) exemplares, caso publicado.
Os textos não selecionados ficarão à disposição dos sócios da ATA em seu acervo interno, após a divulgação da Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina.
7.3. Demais esclarecimentos referentes ao presente regulamento serão prestados por meio do e-mail associacaoteatraldasalagoas@gmail.com.
7.4. Os casos omissos, relativos ao presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora, que deverá ser manifestar por escrito e motivadamente.
7.5. Compõem o presente regulamento:
Anexo I – modelo da ficha de inscrição
Anexo II – modelo de requerimento
Anexo III – modelo de autoria



(ANEXO I)
FICHA DE INSCRIÇÃO

Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina

(Pseudônimo) ______________________________________________

(Título do texto teatral) _______________________________________

__________________________________, _______ de _______________ de 2011

(localidade)

______________________________

(Assinatura)



(ANEXO II)
R E Q U E R I M E N T O
À Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina

EU, (nome completo) _____________________________________________________,

(raça/etnia) _________________________________________________________,

(nacionalidade) ______________________________________________________,

Residente à (endereço completo) __________________________________________________,

(cidade)__________________________(UF)__________(CEP) _______________,

(DDD) ______ (telefone) _______________________ (Cel.) _________________,

E-mail:_____________________________________________________________,

Site:_______________________________________________________________,

portador da cédula de identidade sob RG n.º _____________________________ e

CPF n.º ________________________________, venho requerer minha inscrição na Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina, para tanto apresento em 03 (três) vias, o texto intitulado _______________________________________________________________________.

Os documentos, na forma específica do REGULAMENTO 02/ATA 201,1 conforme CLÁUSULAS TERCEIRA e QUARTA do REGULAMENTO. O requerente se declara ciente das normas estabelecidas pelo REGULAMENTO e em condições de receber o prêmio, nos termos estabelecidos.

NESTES TERMOS
PEDE DEFERIMENTO.


_________________________________, _______ de ______________ de 2011.

(localidade)

_________________________________

(Assinatura)



(ANEXO III)
DECLARAÇÃO DE AUTORIA

Seleção de textos teatrais inéditos para o VI Ciclo de Leituras Dramatizadas Outubro da ATA 56 Anos — Temática Regional Nordestina


Declaração de autoria, ineditismo e não premiação



Eu, ____________________________________________________________________, portador/a da carteira de identidade ____________________ e do CPF _______________, declaro ser o/a autor/a da obra ____________________________, inédita e nunca premiada em concurso literário.

_________________________________, _______ de ______________ de 2011.

(localidade)


Assinatura,
_____________________________________.




Maceió,19 de julho de 2011.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Palestra percorre a história do teatro produzido em Alagoas


O presidente da ATA, ator, pesquisador e professor de teatro, Ronaldo de Andrade, realiza a palestra "Teatro em Alagoas - a aventura nativa" que conta a história do teatro alagoano. O evento acontece nesta quarta, 22, a partir das 15h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, localizado na Ladeira do Brito e é aberto ao Público.
Ronaldo é Presidente da associação Teatral das Alagoas (ATA) e já publicou diversos artigos sobre teatro e participou da pesquisa que deu origem ao livro comemorativo pelos 100 anos do Teatro Deodoro - 100 anos de Arte e é uma das referências do teatro em Alagoas.
Fonte: tudonahora.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Bloco Filhinhos da Mamãe é tema de pesquisa


A Mamãe, minutos antes do bloco ganhar as ruas de Jaraguá.
Foto: Divulgação.
Ao chegar a Maceió para estudar as coleções do Museu Théo Brandão, o pesquisador do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Daniel Reis, se deparou com a 'Mamãe'.
A boneca gigante e suas curiosas histórias de Carnaval não demoraram a fazer parte dos estudos de Daniel para o doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mergulhado nos arquivos do museu e em entrevistas com os 'Filhinhos', o pesquisador está em busca de uma descrição etnográfica dos circuitos culturais em torno do bloco carnavalesco e os agentes que ele mobiliza.
“A intenção é uma análise da trajetória da boneca Mamãe e suas diferentes formas de apropriação em princípios díspares: a museológica que prima pelo uso calcado nos preceitos da preservação; e a do Carnaval, voltado para os ritos festivos onde não há uma preocupação prioritária com a integridade dos artefatos que compõe os adereços de blocos e escolas de samba”, explica.
Na noite do último dia 25, o pesquisador viu de perto os ritos do desfile do bloco nascido a partir da encenação da peça 'Estrela Radiosa', da Associação Teatral das Alagoas (ATA).
“Os Filhinhos da Mamãe é altamente ritualizado e traz muitas referências do mundo teatral, com alegorias como os guardiões, homens vestidos como centuriões romanos, e o porta-estandarte, cujos trajes remetem a um lorde inglês do século XVII ou XVIII”.
Família grande
Ao acompanhar todas as etapas da Mamãe, Daniel constatou que o bloco deixou de ser uma reunião de artistas. A família cresceu e agora tem milhares de Filhinhos de várias idades, profissões e classes sociais.
“Os Filhinhos da Mamãe tem uma imagem associada a ser 'o bloco dos artistas'. Isso porque surge a partir de um grupo de amigos ligados ao teatro. No entanto, esse núcleo logo se expande abarcando pessoas de outras áreas. Atualmente, ainda que atraia um grande público ligado ao campo das artes, o bloco desfila com foliões oriundos de diversos segmentos sociais. O único apelo dos organizadores é o de que as pessoas se fantasiem para a festa”.
A resistência dos Filhinhos para colocar Mamãe na rua também chamou a atenção do pesquisador. O dinheiro para o desfile sai, praticamente do bolso dos filhinhos mais dedicados e algum repasse governamental. “O bloco se mantém pela persistência e capacidade de articulação de seus organizadores. Da vontade que têm de fazer um carnaval de rua alegre e descontraído”.

Fonte: Roberto Amorim. Site Tudo na Hora.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Contagem Regressiva para saída do bloco "Filhinhos da Mamãe"

Mamãe pede aos seus filhinhos que passem no Museu Théo Brandão e assinem o Livro de Ouro.

Foto: divulgação.

             Os foliões já começaram a contagem regressiva para a saída de um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Maceió. No dia 25 de fevereiro o Bloco Filhinhos da Mamãe, com 28 anos de existência, fará seu cortejo pelas ruas de Jaraguá com o tema “O Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe” evoca o folião Luiz Falcão com o seu ‘Quarenta Espada d’Água’ - famada ‘Cavalaria Montada a Pé -  e com a permissão d‘As Onze Mil Virgens’ dá  a patente de  Foliã da Cobra Fumante à Major Elza Cansanção, nos 50 anos da UFAL !
            O título é meio extenso, mas segundo seus diretores, Ronaldo de Andrade e Homero Cavalcante, o objetivo é esse mesmo: incomodar e ironizar a situação social, política e cultural do Estado.
            A administração geral do bloco fica a cargo da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e do Museu Théo Brandão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).   O “Filhinhos da Mamãe” agrega em seu cortejo pessoas do teatro, escritores, artistas plásticos e visuais, dançarinos, jornalistas e intelectuais. É um bloco que sempre se manteve acessível à participação de todos sem discriminação de classe social, gênero e cor. Para participar do bloco, basta ao interessado ter muita animação.
           A entrada é gratuita e aberta a todos que queiram participar. Por isso maninhos e maninhas, quem  puder e quiser contribuir para mais uma vez o bloco abrilhantar as prévias do carnaval, pode entrar em contato com o museu Théo Brandão e falar com José Carlos no horário da manhã e pela tarde até às 15h, com quem se encontra o Livro de Ouro para ser assinado e receber as doações. Mamãe está “Precisada”. Contamos com sua assinatura.
           Durante a concentração do bloco, como em todos os anos, haverá a entrega do prêmio Folião Pedro Tarzan 2011 para as três melhores fantasias.
         História — O “Filhinhos da Mamãe” foi fundado por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia. Teatral Comédia Alagoense no ano de 1983, inspirado no espetáculo teatral “Estrela Radiosa”, com o objetivo de reanimar o carnaval de rua de Maceió. Desde então, o bloco abriu as festividades momescas pelas ruas da capital, preenchendo a lacuna aberta pela ausência dos tradicionais banhos de mar à fantasia.
         Depois da fundação do bloco filhinhos da mamãe, em 1983, outros blocos de carnaval de rua surgiram em Maceió, a exemplo do Filhos da pauta, As Pecinhas de Maceió, Os Meninos da Albânia. “O nosso bloco conseguiu redimensionar o carnaval de rua de Maceió, indicando o Jaraguá e a Pajuçara como novos pólos da folia maceioense”, disse Ronaldo de Andrade, um dos fundadores do Filhinhos da Mamãe.

Filhinhos: confiram o circuito do bloco e divirtam-se.

Concentração: Dia 25/02 Museu Théo Brandão
Hora: 20h30 às 24h.
Animação: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
Participação Tradicional:Leureny


Programa da Concentração
1º) Abertura oficial :21h às 21h25.
(Comissão Organizadora do Filhinhos da Mamãe e Museu Theo Brandão)
Homenagens ‘in memoriam’: Foliões Luis Falcão e a Major Elza Cansanção
CHUVA DE CONFETES a UFAL- 50 ANOS
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
2º)Concurso de Fantasias “Prêmio Folião Pedro Tarzã” - 22h30
Mestre de Cerimônia:Romeu Loureiro.
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
3º)Apresentação do “Boi Dragão Lajense” - 23h15
4º)Apresentação do “Balé Folclórico de Alagoas” - 23h35
5º)Anúncio do tema do Carnaval “Filhinhos da Mamãe – 2012” - 23h40
Interlúdio: Show de frevos pela cantora Vânia Lopes
Apresentação :Orquestra Montepio de Penedo
6º)Saída do Cortejo do Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe - 24h
Apresentação: Orquestra Filarmônica Santa Cecília
Regência do Maestro: FLORIJAN CAHET.
Programa do Cortejo
1º) Foguetório  - Av. da Paz.
2º)Percurso - Av. da Paz/Praça Marcílio / Dias/Rua Sá e Albuquerque  (Apoteose dos Filhinhos – Associação Comercial)/Praça Dois Leões/Adro da Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo.
3º) Louvação à Paz -  Adro da Igreja N. S. Mãe do Povo
  
Homero Cavalcante e Ronaldo de Andrade, diretores do Bloco Filhinhos da Mamãe.

     Nos encontraremos no dia 25 para a frevança no carnaval das Alagoas. EVOÉ!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Linda Mascarenhas sob a ótica de uma aluna do ensino médio


Publicamos o trabalho da Aluna Monique Munielle, fruto de um trabalho de pesquisa sob orientação da Profª. Drª. Izabel Brandão e coordenação da Profª. Drª Lenilda Austrilino. O trabalho consta de informações sobre a vida e obra de Linda Mascarenhas, conforme a compreensão de uma aluna do ensino médio, oriunda de escola pública, agora universitária do curso de Letras, aprovada no Enem.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Patinho Feio é eleito o melhor espetáculo infantil de 2010 em AL segundo votação


Foto: Divulgação.
 Cibelle Araújo

O Blog http://japress.blogspot.com/ divulgou no dia 31 de dezembro o resultado do Prêmio Espia, que elegeu os destaques do ano de 2010 na arte alagoana.
Organizado por Carlito Lima a comissão  -  formada por escritores, psicanalistas, poetas, e artistas de várias linguagens -  opinou sobre as pessoas que produziram em 2010,  seja na música, no teatro, nas artes plásticas, literatura e no jornalismo on-line.

Na categoria Teatro Infantil o espetáculo selecionado foi O PATINHO FEIO, da Associação Teatral das Alagoas (ATA) com texto de Lauro Gomes e direção de David farias.

A categoria de melhor autor infantil, também foi para Lauro Gomes pela adaptação de O Patinho Feio( inspirado no conto dos irmãos Grim).

Relembrando o espetáculo -  O espetáculo, que teve sua estreia no dia 30 de outubro no Teatro Deodoro no encerramento das comemorações do aniversário de 55 anos da ATA, é uma adaptação do conto de fadas Den Grimme Aelling (O Patinho Feio), do dinamarquês Hans Christian Andersen, que foi publicado pela primeira vez a 11 de novembro de 1843, pelo dramaturgo e diretor teatral Lauro Gomes, da ATA.

A história é inesquecível e umas das preferidas das crianças. Nesta versão, Lauro Gomes se utiliza do texto
para tratar de maneira lúdica e metafórica o tema das “diferenças”. “Esta montagem de o patinho feio, musical de Lauro Gomes e Mácleim, é mais um encontro comemorativo da ATA, em seus 55 anos de fundação, com o Theatro Deodoro no seu centenário. Festa plena de esperança no espetáculo das infâncias em forma de teatro”,  comemora Ronaldo de Andrade Presidente da ATA

Justa homenagem - A ATA agradece a comissão julgadora pela sensibilidade em ter reconhecido o nosso trabalho e de ter prestado a justa homengam ao nosso Sócio Benemérito, Diretor e Dramaturgo Lauro Gomes que desde 1971 contribui com o teatro alagoano através da ATA.  Atualmente Lauro Gomes reside no Rio de Janeiro onde coordena um programa na Rádio MEC.

Dividimos esta conquista com o nosso público parte importante deste processo.
Em 2011 entramos em temporada com o espetáculo para mais uma vez embarcarmos juntos no universo mágico do patinho mais famoso das histórias infantis. Visitem o blog do patinho conheçam a nossa turma http://opatinhofeiodaata.blogspot.com/

Confira a lista completa dos selecionados no endereço http://japress.blogspot.com/2010/12/os-destaques-2010-nas-artes-alagoanas.html

EVOÉ.

                                                                                                                     Cibelle Araújo
Lauro Gomes(a esquerda) e o diretor
Homero Cavalcante (Direita) momentos antes da estreia da peça no Teatro Deodoro.