domingo, 14 de fevereiro de 2010

Filhinhos da Mamãe completa 27 anos...

com muita alegria nas principais ruas do histórico bairro do Jaraguá.

Para quem não sabe a ATA leva para as ruas na prévia de carnaval o bloco Filhinhos da Mamãe desde 1983.

Em 2010 o tema do desfile não poderia ser diferente, a Mamãe e seus filhinhos homenagearam o centenário do Teatro Deodoro (que tem reabertura prevista para Julho e aniversário comemorado em Novembro) com o tema: Mamãe, Estrela Radiosa das Alagoas, comemora com seus Filhinhos a Boda de Jequitibá do Teatro Deodoro.

Resgatando as origens do teatro, Ronaldo de Andrade e Homero Cavalcante este ano encarnaram a representação viva do ditirambo grego, fantasiados respectivamente de Dionyso e Satyro.

Diferente de muitos blocos carnavalescos, a ATA com os Filhinhos da Mamãe sempre procura trazer para as ruas um pouco da história e da teatralidade que compõe a tradição festiva e pagã do carnaval, tendo entre seus foliões a classe artística e todos aqueles que querem se divertir (fantasiados ou não) ao som do frevo e com muita animação.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

vem aí "Os infortúnios de uma criança"

A ATA levará aos palcos de Maceió a tragicomédia "Os infortúnios de uma criança" de Martins Pena.

Com direção e adaptação de Marco Antonio de Campos e design de luz, adereços e maquiagem de Arnaldo Ferju, este espetáculo pretende aproximar o público jovem das produções da ATA, compondo o repertório e buscando novos horizontes para o teatro produzido em Alagoas.


Elenco: Bruno Omena (Sacristão), Monique Dantas (Ritinha), Petrúcio Trindade (Sr. Abel),
 Cícero Rosa (Pacífico) e Lindianne Heliomarie (Madalena).


A PEÇA:

Uma tragicomédia bem ao estilo de Martins Pena, a partir do universo corriqueiro de uma típica família carioca de meados do século XIX. O Sacristão Manuel Igreja é apaixonado por Ritinha desde que ajudou o padre a celebrar o casamento dela. Além de bela é filha de um rico militar reformado (Senhor Abel).

Ritinha enviúva e o caminho abre-se para as investidas do sacristão, que aliado ao seu interesse por status o de colocar as mãos no dinheiro do futuro sogro. Seu Abel, naturalmente, não concorda com a união, e faz de tudo para que ela não se consuma.

Lulu é o bebê recém-nascido de Ritinha, que é cuidado pela ama Madalena, por quem Senhor Abel morre de amores. Madalena, entretanto, é amante de Pacífico, soldado da cavalaria .

Madalena está entediada e convence seu namorado Pacífico a tomar conta do bebê, enquanto ela dá uma espiada na Missa do Galo. Na tentativa desesperada de fazer o bebê parar de chorar, o soldado acaba se vestindo com as roupas de Madalena e é confundido pelo velho Abel, para aumentar as confusões pelas quais passam a criança, nas mãos destas personagens.


A estreia está prevista para o dia 14 de Maio - Dia do Teatro Alagoano, no Teatro Linda Mascarenhas em comemoração ao 115º aniversário de Linda Mascarenhas, e cumprirá temporada nos dias: 21 e 28 de Maio, e 04, 11 e 18 de Junho.  Ingressos à: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia - para estudantes, profissionais de teatro e jornalistas - todos munidos de carteira de estudante ou comprovante de matrícula, carteira do sindicato ou carteira de trabalho com registro profissional).