sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESMAL: Concurso de Poesia em Cena


Na última quinta-feira, dia 21 de Janeiro, aconteceu no Auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (ESMAL), a final do Concurso Nacional Poesia em Cena. Dentre poemas participantes de todo país, interpretado por vários atores como: Ivan Rodrigues, Otávio Cabral, Elen Queiroz, Ivana Iza e Regis de Souza. Dentre todos, Ronaldo de Andrade* foi o vencedor como melhor intérprete, ganhando o troféu Nêga Fulô (produzido pelo artista plástico Argélio Novaes).

*Ronaldo de Andrade é ator, dramaturgo e diretor teatral, além de professor universitário e presidente da ATA.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Intercâmbio São Paulo / Maceió

A ATA começa o ano de 2010 com o pé direito, no dia 07 de Janeiro (no Museu Théo Brandão) recebemos a visita da diretora e professora de teatro Esther Antunes, que nos propiciou um bate-papo sobre teatro, encenação, produção, preparação do ator e nos mostrou um pouco do panorama teatral de São Paulo e como podemos nos mirar nisso.

Elenco da ATA e Esther Antunes (à dir) assistindo o exercício

Com uma visão ampla, moderna e sensível, Esther nos propõe um teatro de forte apelo estético mas que prepare o ator em todos os aspectos, valorizando voz, corpo, presença e espírito. Aplicando alguns exercícios podemos perceber coisas simples, mas que, pelas características da nossa sociedade acabam passando um pouco desapercebidas.

O aspecto mais importante deste intercâmbio está justamente na generosidade e disposição de Esther, além, é claro da abertura da ATA para diálogos e parcerias com outros diretores, como já vem acontecendo como já vem acontecendo desde sua fundação por Linda Mascarenhas que trouxe na 2ª metade da década de 1950 –Heldon Barroso (RJ), Graça Melo (RJ), Isac Gondim Filho (PE); Na década de 1960 –Maurício Guimarães (SP), Margarida Cardoso(PB), Geninha Sá da Rosa Borges(PE), Nita Campos Lima (PE); na década de 1970 –Lauro Gomes (RJ), Claudio Barradas (PA); Na década de 1980 –Etienne Lemeur (FRANÇA) e Moncho Rodriguez (ESPANHA); No Século XXI –Glauber Teixeira (que durante muitos anos trabalhou como ator, diretor e produtor no Rio de Janeiro) dirigindo "Pathelin - Fé e Tramóias". 

Com mais de 20 anos de carreira, Esther Antunes já trabalhou ao lado de nomes como: Antunes Filho (CPT), Ulysses Cruz, Bia Lessa, Alexandre Borges entre outros. Além de prêmios com diversos espetáculos nas categorias de melhor direção, cenografia e figurino. Atualmente, está em processo de montagem de um espetáculo com os Sátyros de São Paulo.

 Henrique Rocha Floris durante um dos exercícios

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Estrela Radiosa



O texto de Ronaldo de Andrade, narra cenicamente episódios acerca da formação geopolítica, histórica e cultural de Alagoas, expondo de maneira irreverente a origem e principais fatos da história do Estado, através de personagens reais e fictícios como os índios Caetés, Dom Pero Fernão de Sardinha, Calabar, Maurício de Nassau, Dona Rosa da Fonseca, Dona Pernambuco, Carranca, Gitirana, Penedo, Oxum e Exu, Estrela Radiosa e o povo, figuras alegóricas que compõem as cenas como fio condutor até a apoteose final, a fundação de Maceió! A personagem Estrela Radiosa visita as principais cidades históricas de Alagoas: Porto Calvo, Penedo, Marechal Deodoro, até fundar Maceió. Ela realiza um périplo divertido e instigante.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Ronaldo de Andrade
Direção: Homero Cavalcante
Elenco:  Monique Dantas, Lindianne Heliomarie, André Lins, Henrique Rocha Floris, Ronaldo de Andrade, Fabiano Alves e Rejane Lins.
Músicos: Juliana Teles, Nani Moreno e Marcos Montese
Contraregragem:  Arnaldo Ferju, Cibelle Araújo e Rivaldo Lisboa